Faculdade na Inglaterra: um guia completo para estudar no país (2022)

As universidades inglesas atraem estudantes de diversos países, devido à qualidade do ensino superior do país. Confira o nosso artigo e descubra como entrar em uma faculdade na Inglaterra, quais são os principais custos e bolsas de estudos disponíveis para brasileiros. Vamos lá?

Índice do artigo

Como entrar em uma faculdade na Inglaterra?

Estudar em uma faculdade inglesa é uma oportunidade de adquirir habilidades, perspectivas e a confiança necessária para atingir todo o seu potencial como estudante e futuro profissional. Além disso, para se candidatar a uma faculdade na Inglaterra, é preciso seguir o processo abaixo.

1. Escolha a faculdade

A escolha da faculdade é o primeiro passo para estudar na Inglaterra. Portanto, pesquise informações sobre cursos e universidades disponíveis no país e compare-os para avaliar qual atende às suas expectativas.

Verifique os requisitos de entrada no curso nos sites das instituições de ensino superior. Contudo, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a faculdade para obter as informações necessárias.

2. Inscreva-se no UCAS

O seguinte passo para estudar em um curso de graduação na Inglaterra é realizar a inscrição e se candidatar em uma universidade inglesa através do Serviço de Admissão de Universidades e Faculdades (UCAS).

Nesta etapa você também pode fazer a aplicação para o Foundation Year. De maneira simples, ele é um ano de preparatório na Inglaterra que serve para equiparar as notas e nível de aprendizagem do aluno, se comparado com o ensino inglês. Também serve como uma prévia para o estudante entender como será a dinâmica da faculdade.

Por outro lado, para estudar em cursos de pós-graduação ou mestrado na Inglaterra, é preciso pesquisar os requisitos de ingresso nas instituições de ensino. Geralmente, essas informações estão disponíveis nos sites das faculdades.

(Video) COMO FAZER FACULDADE NA INGLATERRA? Top 3 Faculdades para Brasileiros

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Depois de acessar o site do UCAS, preencha o formulário de candidatura. Em seguida, escreva uma carta de motivação, explicando por que deseja fazer o curso e detalhando as suas habilidades.

Também apresente uma carta de referência de alguém que possa confirmar a sua capacidade de estudar no curso. Isso pode ser feito por um tutor ou professor da escola com domínio da língua inglesa.

(Video) TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER FACULDADE NA INGLATERRA/POR ONDE COMEÇAR E VALORES

3. Acompanhe os prazos de inscrição

A seguinte etapa para se candidatar a uma faculdade na Inglaterra é acompanhar os quatro prazos de inscrição das principais universidades ao longo do ano. Confira abaixo quais são eles:

  • 15 de janeiro: prazo “on time” para inscrição na maioria dos cursos de graduação;
  • Março: prazo para inscrições em cursos de arte e design;
  • 30 de junho: prazo final para a maioria dos cursos de graduação. As candidaturas recebidas depois dessa data, entram automaticamente em estado de “compensação” e não garante ao candidato a sua primeira escolha de curso;
  • Outubro: prazo para os cursos nas Universidades de Oxford e Cambridge, ou para a maioria dos cursos de medicina, medicina veterinária e odontologia.

Apesar dos prazos acima, é interessante que os candidatos façam a inscrição no UCAS com antecedência. Afinal, também será preciso providenciar o visto, a documentação, voos e acomodação antes de estudar na Inglaterra.

5. Aceite a oferta da faculdade

Após receber a inscrição, a própria universidade entra em contato com o candidato para informar se ele recebeu ou não uma oferta para estudar. Também é possível acompanhar o status da inscrição por meio do UCAS a qualquer momento.

Os candidatos podem receber uma oferta incondicional ou condicional. Contudo, nesse último caso, será preciso cumprir alguns requisitos para estudar na faculdade inglesa, como obter notas de exames ou pontuações específicas em testes de inglês.

Além disso, em alguns casos, também pode ser necessário participar de uma entrevista antes de receber a oferta da faculdade. Mas, para saber se esse tipo de trâmite faz parte do processo seletivo, entre em contato com a instituição.

Para aceitar a oferta, o candidato deve respondê-la por meio do próprio site do UCAS para se tornar um estudante na Inglaterra.

Faculdade na Inglaterra: um guia completo para estudar no país (1)

Quanto custa uma faculdade na Inglaterra?

O ensino superior na Inglaterra não é gratuito. As taxas das faculdades variam de acordo o curso, nível de formação e da instituição de ensino. Os estudantes estrangeiros podem pagar até £40.000 por ano para frequentar cursos de graduação no país. Esses valores são mais baratos para cidadãos ingleses.

Além disso, o alto custo de vida pode pesar no bolso do estudante. Embora essas despesas variem de acordo com os hábitos de consumo e cidade onde você irá morar na Inglaterra, simulamos os custos médios de um estudante da Universidade de Cambridge na calculadora do portal Which.

Segundo a nossa pesquisa, o custo de vida na Inglaterra em média para um estudante é de £745 por mês, para pagar despesas de acomodação, água e energia, transporte, entre outras.

Veja os principais gastos a seguir:

DespesasValor
Acomodação econômica£231
Água e energia£0 (incluído na acomodação)
Celular e internet£27
Transporte£79
Compras no supermercado£73
Lanches£31
Lazer£45

Bolsa de estudo para fazer faculdade na Inglaterra

Ter uma bolsa de estudo para cursar faculdade na Inglaterra é o melhor caminho para conquistar o tão sonhado diploma britânico, por um custo econômico. Atualmente, existem dois tipos de bolsas: governamentais e não governamentais.

As primeiras são oferecidas pelo governo inglês aos estudantes estrangeiros que desejam ingressar nas faculdades públicas na Inglaterra. Já a segunda, são oferecidas por instituições de ensino privadas e outras organizações para estudantes que não podem financiar os estudos no exterior.

(Video) Guia para encontrar bolsas de estudos para o exterior: passo-a-passo

Confira a seguir quais são as principais bolsa de estudos no Reino Unido disponíveis para estudantes brasileiros e o que elas cobrem:

  • Programa Chevening: as bolsas são destinadas para estudantes de mestrado ou profissionais que desejam se destacar na sua área. Elas cobrem todos os custos dos estudantes incluindo passagens de ida e volta, anuidade do curso, emissão de visto e auxílio financeiro;
  • Gates Cambridge Scholarships: é a bolsa de estudos da Universidade de Cambridge destinada a alunos com um currículo acadêmico excepcional. O programa paga as despesas de estudo na universidade, passagens aéreas e oferece ajuda de custo aos alunos;
  • Rhodes Scholarships: tradicional bolsa de estudos para cursos de pós-graduação da Universidade de Oxford. O programa custeia integralmente as despesas do aluno e ainda oferece um auxílio financeiro para manter o estudante na Inglaterra;
  • Think Big Scholarships: programa da Universidade de Bristol que custeia entre £5.000 até £20.000 dos cursos de graduação e pós-graduação dos estudantes.

Tem como fazer faculdade de graça na Inglaterra?

Existem diversas oportunidades de bolsas de estudos na Inglaterra e apoio financeiro aos estudantes para custear os cursos de nível superior. Podem ser oferecidos aos alunos da graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

São vários tipos de auxílios financeiros oferecidos aos estudantes, como bolsas integrais ou parciais, com origem em fundos do governo, fundações, prêmios e programas. Além disso, algumas universidades oferecem subsídios para os estudantes, que devem ser verificados diretamente com a instituição de interesse do candidato.

Melhores faculdades inglesas

A Inglaterra é o berço das melhores universidades da Europa e do mundo. Essas instituições de ensino oferecem educação especializada de alta qualidade, com um corpo docente formado por profissionais de renome e especializados na área de atuação.

Segundo o ranking QS World University Rankings 2022, que avalia a qualidade das instituições de ensino no mundo, as melhores universidades inglesas são:

  • Universidade de Oxford;
  • Universidade de Cambridge;
  • Imperial College London;
  • University College London (UCL);
  • Universidade de Manchester;
  • King’s College London;
  • The London School of Economics and Political Science (LSE).

Tem que validar diploma na Inglaterra?

Sim, o processo é bem simples.

Para validar o diploma na Inglaterra, você deve primeiro entrar em contato com a instituição do país onde você concluiu o curso e solicitar a validação. Após isso, basta enviar o diploma para o órgão responsável pelo apostilamento de Haia na Inglaterra.

Por outro lado, para validação do diploma no Brasil, você deve acessar o portal Carolina Bori e conferir quais são as universidades com cursos semelhantes que estão com as vagas abertas para revalidação.

Precisa de visto para fazer faculdade no país?

Sim.

O visto é um documento obrigatório para fazer faculdade na Inglaterra. Essa autorização permite que o estudante more no país por até 5 anos, mas esse prazo pode ser estendido. Para cursos em nível inferior à graduação, esse período é reduzido para até 2 anos.

É preciso solicitar o visto de estudante na Inglaterra após receber a carta de aceite de uma faculdade inglesa chamada de Confirmation of Acceptance of Studies (CAS). Essa autorização deve ser solicitada por até 6 meses antes do início das aulas do curso.

Além disso, para solicitar o visto de estudante de fora do Reino Unido, é preciso pagar uma taxa de £348 e ter um passaporte atual e válido.

(Video) Como entrar em uma faculdade na Europa - apostila de haia, seleção, custo, visto

Também será preciso pagar a Sobretaxa de Saúde de Imigração, para ter acesso ao Sistema de Saúde da Inglaterra. Os estudantes estrangeiros recebem um desconto de 25% sobre o custo normal dessa taxa. Por conta disso, a tarifa para os portadores do visto de estudante é de £470 anuais.

Vale a pena fazer faculdade na Inglaterra?

Sim, vale muito a pena fazer faculdade na Inglaterra.

Embora viver em outro país tenha os seus desafios, estudar na terra da rainha é uma experiência enriquecedora e representa um divisor de águas na vida de qualquer pessoa.

Ao estudar na Inglaterra, você tem acesso a excelentes instituições de ensino. Assim como, a oportunidade de aperfeiçoar o domínio da língua inglesa, fazer contatos profissionais e viver em um país com boa qualidade de vida. Com essas e outras vantagens, vale a pena estudar em uma faculdade ou universidade na Inglaterra.

10 razões para estudar no Reino Unido

A Inglaterra atrai centenas de estudantes internacionais todos os anos. Mas por que escolher estudar em uma faculdade inglesa em vez de outras instituições da Europa? O principal motivo é o ensino superior de qualidade e reconhecido internacionalmente do país.

Além disso, há outras boas razões que fazem do Reino Unido o destino certo para quem quer alavancar a sua carreira profissional. Veja abaixo os principais deles.

Faculdade na Inglaterra: um guia completo para estudar no país (2)

Perguntas frequentes

Separamos cinco perguntas que são muito frequentes entre os nossos leitores para respondê-las. Vamos lá!

Com qual idade se entra na Inglaterra na faculdade?

Na Inglaterra, os estudantes ingressam na faculdade com 18 anos ou mais.

Como entrar na faculdade de medicina na Inglaterra?

Além do exame de proficiênciae a inscrição no UCAS, os estudantes precisam fazer um exame de admissão para entrar na faculdade de medicina na Inglaterra. Os mais exigidos são o BioMedical Admissions Test (BMAT) e UK Clinical Aptitude Test (UKCAT).

Como financiar faculdade na Inglaterra?

As bolsas de estudo são as principais formas de financiar faculdade na Inglaterra. Algumas instituições parceiras das universidades também oferecem programas de financiamento para estudar no país. Além disso, há possibilidade de solicitar empréstimo bancário, contudo as taxas de juros são altas.

Para fazer faculdade na Inglaterra precisa de prova de proficiência?

Sim, para ingressar em uma faculdade na Inglaterra, os estudantes estrangeiros precisam obter uma boa nota no exame de proficiência em inglês. Afinal, todas as aulas, provas e trabalhos ao longo do curso serão na língua inglesa.

Quanto tempo dura a faculdade na Inglaterra?

O tempo de duração da faculdade na Inglaterra varia de acordo com o curso escolhido. No entanto, o período mínimo para concluir uma graduação no país é de 3 anos.

(Video) Chevening Award: application and selection process need-to-knows 2020-2021

Dicas finais para estudar na Inglaterra

Quer ter certeza de que vale a pena estudar na Inglaterra? Então, confira o vídeo abaixo do canal da Universidade do Intercâmbio. A Ana Cruz explica como é o preparatório para estudar na Inglaterra e um top 3 das universidades britânicas mais interessantes para estudantes internacionais.

E aí, também quer viver a experiência de morar e estudar no exterior? Conheça o e-book “O sonho de viver na Europa”, desenvolvido pela equipe do Euro Dicas. São vários depoimentos de brasileiros que atravessaram o Atlântico e compartilham as suas vivências. É uma ótima leitura de inspiração e reflexão!

Videos

1. VISA para ESTUDIAR en REINO UNIDO🇬🇧: precio, documentos, nivel de inglés, estancia...
(Maria Navascues)
2. ESTUDAR NO EXTERIOR: UNIVERSIDADES QUE ACEITAM A NOTA DO ENEM
(MatheusTomoto)
3. BOLSAS DE ESTUDO | EMPREGO | CUSTO DE VIDA NA INGLATERRA🇬🇧 | MOCAMBIQUE🇲🇿| youtuber moçambicana
(Eunice na Inglaterra)
4. GUIA COMPLETO: COMO ESTUDAR NO CANADÁ EM 2022
(MatheusTomoto)
5. Como Estudar Direito Fora do País
(Estudar Fora)
6. BECA COMPLETA UNIVERSIDAD DE OXFORD en REINO UNIDO 🇬🇧: 100% colegiatura + manutención + avión
(Ximena Villagómez)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Duncan Muller

Last Updated: 12/07/2022

Views: 6050

Rating: 4.9 / 5 (59 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Duncan Muller

Birthday: 1997-01-13

Address: Apt. 505 914 Phillip Crossroad, O'Konborough, NV 62411

Phone: +8555305800947

Job: Construction Agent

Hobby: Shopping, Table tennis, Snowboarding, Rafting, Motor sports, Homebrewing, Taxidermy

Introduction: My name is Duncan Muller, I am a enchanting, good, gentle, modern, tasty, nice, elegant person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.